Blogger Templates

terça-feira, 26 de julho de 2011

26 de julho - DIA DOS AVÓS


Ao chegarmos a este mundo somos recebidos por pessoas que nos amam, mesmo antes de ver nosso rosto, de saber como somos, como seremos.

São nossos pais e... os avós.

Imagino que, além de ser mãe, a mulher quer ser avó. Todas imaginam que ser avó é a melhor coisa do mundo, que não terão responsabilidades, só brincadeiras, bons momentos, curtição.

E, é tudo isso mesmo, porém, hoje em dia o papel das avós, dos avôs vai além disso, pois com as novas mamães trabalhando fora, a ajuda dos novos vovôs é fundamental na educação e no crescimento dos netos.

Mas, mesmo os avós de hoje não perdem a oportunidade de dar uma estragadinha básica nos netos, como dar um chocolate fora de hora, não ver que se esqueceram de alguma obrigação, ajudar em um dever de casa, não contar alguma arte pra mãe.

E isso é uma delícia!!!

Porém, nós que temos algum conhecimento da doutrina espírita, sabemos que essas criaturinhas não estão em nossa vida por acaso - estão ao nosso lado para que juntos prossigamos alguma tarefa, caminhemos caminhos de crescimento.

Que o Alto intua a cada avô, cada avó para que saibam direcionar boas energias aos netos, procurando aprender com eles, caminhar junto deles.

Feliz Dia, Vovós e Vovôs! Feliz Vida, Vovós e Vovôs! E, obrigada às minhas avós de quem sempre recebi amor e carinho. Os avós, que pena, não os conheci... partiram antes da minha chegada mas, certamente... gostam de mim.

Abraços de uma vovó que adora ser vovó!!!

Vovó Mima

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Primeiro Curso Superior de Espiritismo no Brasil

Começa a funcionar no ano que vem o primeiro curso superior de Teologia Espírita do Brasil. O estudo da Doutrina dos Espíritos, codificada pelo educador e pesquisador francês Alan Kardec (1804-1869) há um século e meio, não será mais exclusividade dos Centros Espíritas espalhados pelo País.

A partir do ano que vem os adeptos da doutrina poderão estudá-la, com direito a diploma, beca e tudo o mais que uma graduação universitária dá direito. Foi o que decidiu o Ministério da Educação ao autorizar em setembro o funcionamento do primeiro curso de bacharelado em Teologia Espírita do Brasil, que será ministrado na Faculdade Dr. Leocádio José Correia, em Curitiba (PR). A idéia do curso é formar não só bacharéis, mas também pesquisadores do Espiritismo, diz Maury Rodrigues da Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Espiritismo e idealizador do curso de quatro anos.

As inscrições para o vestibular estarão abertas até 13 de dezembro e os candidatos que disputarão as 100 vagas oferecidas terão de passar também por uma entrevista com especialistas. É uma forma de avaliarmos melhor os interessados, assegurando o ingresso de pessoas realmente comprometidas com a pesquisa, explica Cruz

As bases da doutrina são a crença num Deus Único, criador de todo o Universo, e na imortalidade do espírito, que evolui sempre, por meio de várias encarnações.
Um dos objetivos do curso é a análise do Espiritismo em suas linhas religiosa, filosófica e científica. A existência da alma, sua sobrevivência ao transe da morte e os fenômenos mediúnicos compõem um universo ainda pouco estudado nas rodas acadêmicas.

É preciso dar massa crítica e espírito investigativo à obra de Kardec, analisa Cruz. Nicete Bruno, espírita desde a juventude, aprova a criação da universidade. No âmbito coletivo, o estudo dos fundamentos espíritas contribuirá para desmistificar muitos aspectos do espiritismo. E quem se habilitar a fazer a faculdade com certeza ganhará muito em autoconhecimento, afirma a atriz.

O Espiritismo surgiu na França no século XIX e tem no Brasil hoje sua maior comunidade. Segundo o último censo do IBGE são 2,34 milhões de adeptos. Como se estima que os espíritas assumidos em todo o planeta não passem de 15 milhões, pode-se dizer que o Brasil é o país do espiritismo. Foi também em solo brasileiro que viveu Francisco Cândido Xavier (1910-2002), considerado o mais produtivo médium espírita. Em sua longa vida, Chico Xavier, como era conhecido, psicografou 418 títulos sob inspiração do espírito Emmanuel. Seus livros correram o mundo e chegaram ao volume de 25 milhões de exemplares vendidos.

Não pensem os mais afoitos, no entanto, que a escola é uma versão brasileira de Hogwarts, a escola de formação de bruxos dos livros e filmes de Harry Potter, personagem criado pela britânica J.K.Rowling.

A essa turma, o criador do curso Maury da Cruz manda um recado:

Não vamos formar bruxos, videntes ou médiuns, muito menos ensinar a ver fantasmas, brinca ele.

Se quiser saber mais, entre no site: http://www.falec.br/

segunda-feira, 18 de julho de 2011

GRATIDÃO PELOS AMIGOS


Agradeço meu Deus, em minha prece enternecida, as almas boas que me deste a vida,
no campo da afeição.

Agradeço os amigos que me emprestas, que me toleram falhas e defeitos e equilibram-me os passos imperfeitos, dando-me paz e luz ao coração.

Agradeço-Te, ó Pai, a sensação confortadora e amena com que a palavra deles me asserena em meus dias de dor e o silêncio que fazem para as lutas de que é preciso para burilar-me, enxugando-me o pranto sem alarme pela bênção do amor.

Agradeço o socorro que me trazem, mostrando o desapego nobre e raro pra que eu seja apoio ao desamparo, esperança de alguém e a caridade com que me estimulam a ser trabalho, benção, alegria, aprendendo a viver, dia por dia, nos domínios do bem.

Por toda a santa generosidade, da estima doce e pura, de quantos recebem sem censura, ternos amigos meus, eis-me ao sol da oração, para dizer-Te, ó pai do infinito universo na singela pureza do meu verso, obrigado, meu Deus.

HUMILDADE

A humildade não está na pobreza,

não está na indigência,
na penúria, na necessidade,
na nudez e nem na fome.

A humildade está na pessoa que tendo
o direito de reclamar, julgar, reprovar
e tomar qualquer atitude
compreensível no brio pessoal, apenas abençoa.

(Emmanuel - Chico Xavier)

T E A T R O



A peça O ADVOGADO DE DEUS, adaptada por Alberto Centurião,  do livro de Lucius/Zibia Gasparetto, está em cartaz no Teatro Eva Wilma, no Tatuapé, aos sábados às 17,30 h, até o final de agosto.

E no dia 20 de agosto não haverá espetáculo, porque o elenco estará apresentando a peça na MOSTRA DE TEATRO TRANSCENDENTAL, em Fortaleza.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CARTA PARA JESUS


Sr. Jesus,


Imagino que ultimamente o amigo não anda muito feliz com a gente daqui. Deve estar meio decepcionado, pois ensinou, exemplificou, mas poucos entenderam.
     Posso ajudar?

Por aqui as coisas estão meio complicadas, as pessoas não se entendem, estão sempre insatisfeitas, estressadas sem mesmo saber porquê.
     Posso ajudar?

Muita gente bate no peito, diz orar, mas não respeitam os diferentes, agridem as companheiras e são infelizes.
     Posso ajudar?

Mães andam abandonando e até matando seus filhos, o senhor acredita? Esqueceram de suas obrigações e já não sabem dar amor.
     Posso ajudar?

A natureza também anda triste, aborrecida, às vezes com razão... se revolta com essa gente daqui. Ela está sendo agredida sem piedade.
     Posso ajudar?

Mestre querido, quero ajudar, gostaria de ajudar. Sei que o senhor é muito evoluído, sabe mais que todos nós, mas imagino que não vai recusar uma ajudazinha.

O que posso fazer não é muito, mas, pode contar comigo!

Um abraço e, por favor, não deixe de cuidar dessa gente maluca que anda por aqui... inclusive, cuide de mim.

Wilma, a Mima

P.S. Diga à Dona Maria me desculpar por viver pedindo sua ajuda, mas fazer o quê... colo de mãe é sempre bom...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

APELO do Dr. BEZERRA DE MENEZES


Jesus! Mestre e Senhor Nosso!

Abençoa-nos o anseio de servir-te!

Mestre, compreendemos as dificuldades com que somos defrontados no caminho a percorrer.
... auxilia-nos a reconhecer que os obstáculos nascem habitualmente de nós mesmos.

E abraçando os deveres de auto-aperfeiçoamento, diante de teus ensinos, ampara-nos o propósito de educar-nos para que te possamos corresponder à bondade e à misericórdia infinitas.
... induze-nos a encontrar nos irmãos de experiência do dia a dia a oportunidade de trabalhar em teu nome.

... dá que sejamos a compreensão à frente da discórdia; a esperança diante da amargura; a alegria perante a dor e a fé no campo incendiado do desespero.

Senhor!

Reúne-nos, de novo, em teu Evangelho de Amor e Luz, para que nos sintamos efetivamente mais irmãos uns dos outros.
... não permitas que a desunião nos destrua a edificação da bênção em que nos encontramos, e apóia-nos para que o presente se nos converta em posição de serviço para o levantamento da Vida Melhor.
... clareia-nos a palavra para que a nossa palavra abençoe e alivie, eduque e eleve!... E recebe, por misericórdia, as nossas mãos para que as nossas mãos não se afastem da lavoura que nos deste a cultivar para a colheita do Bem Eterno!

Senhor!

Acolhe-nos a todos, cada qual de nós na tarefa que fomos chamados a cumprir em tua Infinita Misericórdia e que a tua Vontade se faça em nós e por nós, junto de nós e em favor de todos nós, onde estivermos, hoje e sempre.

(Mensagem recebida em 14.10.1972 por Francisco Cândido Xavier
Do livro: Bezerra, Chico e Você)

terça-feira, 5 de julho de 2011

APARÊNCIAS

Não acuse o irmão que parece mais abastado.
Talvez seja simples escravo de compromissos.


Não condene o companheiro guindado à autoridade. 
É provável seja ele mero devedor da multidão.


Não inveje aquele que administra, enquanto você obedece.
Muitas vezes, é um torturado.


Não menospreze o colega conduzido a maior destaque.
A responsabilidade que lhe pesa nos ombros pode ser um tormento incessante.

Não censure a mulher que se apresenta suntuosamente.
O luxo, provavelmente, lhe constitui amarga provação.


Não critique as pessoas gentis que parecem insinceras, à primeira vista.
 Possivelmente, estarão evitando enormes crimes ou grandes desânimos.


Não se agaste com o amigo mal-humorado.
Você não lhe conhece todas as dificuldades íntimas.


Não se aborreça com a pessoa de conversação ainda fútil.
Você também era assim quando lhe faltava experiência.


Não murmure contra os jovens menos responsáveis.
Ajude-os, quanto estiver ao seu alcance, recordando que
você já foi leviano para muita gente.


Não seja intolerante em situação alguma.
O relógio bate, incessante, e você será surpreendido por inúmeros
problemas difíceis em seu caminho e no caminho daqueles que você ama.


Francisco Cândido Xavier. Da obra: Agenda Cristã.
Ditado pelo Espírito André Luiz  - FEB - RJ







domingo, 3 de julho de 2011

JESUS E OS DIAS DE HOJE


Aqueles dias, nos quais esteve Jesus cantando as glórias de Deus, pelas terras da Palestina, eram dias de grandes dificuldades morais.

As aflições, dramas pessoais, dificuldades de relacionamento, de entendimento entre povos e culturas faziam-se constantes.

A incompreensão, o preconceito, a preocupação com a aparência externa e com o aspecto social era a tônica, nos relacionamentos, principalmente nas classes mais abastadas.

Não muito diferente dos dias de hoje. Em termos morais e valores íntimos, ainda somos muito parecidos com aqueles que encontraram Jesus, durante seu périplo de amor.

Os dramas vivenciados há mais de dois mil anos, na intimidade daquele povo, se assemelham muito aos desafios emocionais que hoje enfrentamos.

Por isso, os conselhos de Jesus são ainda tão atuais.

Ele falava para um povo que vivia em um mundo sem recursos tecnológicos, utilizava de analogias e comparações que pudessem ser compreendidas, pelas gentes simples.

Não obstante, seus conceitos e orientações são ainda atuais.

Jesus não se preocupava com as coisas do mundo. Ensinava as coisas da alma.

Sem preocupar-se com os valores temporais, era, por excelência, o sábio dos valores da alma, que os conhecia em profundidade.

Assim, seus conceitos atravessaram os séculos chegando até nós com atualidade arrebatadora.

Nestes dias onde o estresse emocional e a ansiedade são doenças crônicas, Jesus nos aconselha a deixar a cada dia suas próprias preocupações e necessidades, sem nos afligirmos com o futuro desconhecido.

Ensina-nos a ter confiança e fé em Deus. Serve-se do exemplo das aves dos céus, que não semeiam, nem ceifam e dos lírios do campo, que não tecem, nem fiam, mas têm uma beleza incomparável, para falar da Providência Divina.

Alerta-nos a não termos atitude inercial, esperando um salvacionismo ilusório, dizendo-nos que é necessário buscar para achar e bater para que as portas se abram.

Nestes dias onde, muitas vezes, nos colocamos como omissos e descomprometidos com nossa vida em sociedade, Jesus nos fala que somos o sal da Terra. E o sal deve atender à sua finalidade de preservação e de sabor.

Quando se mostra tão frequente o descrédito com o ser humano, Jesus nos alerta que somos a luz do mundo e que devemos fazê-la brilhar em nós, através das boas obras que somos capazes de executar.

Nestes dias onde o ter costuma sobrepujar o ser, onde a cobiça e o comprar são as grandes sensações, é Jesus que nos alerta para não nos preocuparmos com tesouros que a traça e a corrosão consomem.

E mais: que onde estiver nosso tesouro, aí estará nosso coração.

Os conceitos de Jesus talvez jamais tenham sido tão importantes como nos dias desafiadores que registra a Humanidade.

Nestes dias, onde os valores e as instituições são questionadas e abalam-se, perante a sociedade e os homens, Jesus prossegue como modelo e guia.

É ele a referência indispensável para bem atravessarmos os mares encapelados da atualidade, para que sua luz seja o farol que nos haverá de conduzir ao porto seguro que nos aguarda, após a tempestade.

(Momento Espírita)